Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Subordem: Scolopaci
Família: Scolopacidae
 Rafinesque, 1815
Subfamília: Arenariinae
 Stejneger, 1885
Espécie: C. melanotos

Nome Científico

Calidris melanotos
(Vieillot, 1819)

Nome em Inglês

Pectoral Sandpiper


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Maçarico-de-colete

O maçarico-de-colete é uma ave charadriiforme da família Scolopacidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) kalidris, skalidris = pássaro da orla, cor de cinzas mencionado por Aristóteles; e do (grego) melas = preto; e -nötos = costas. ⇒ Pássaro da orla com as costas pretas.

Características

Mede entre 19 e 23 centímetros de comprimento, o macho da espécie pesa entre 45 e 126 gramas e a fêmea pesa entre 31 e 97 gramas. Sua envergadura mede entre 37 e 45 centímetros de comprimento. Apresenta dimorfismo sexual, a fêmea é menor que o macho.
Apresenta o bico de tamanho médio, ligeiramente curvado e de coloração amarronzada e mais escuro na porção distal, possui ranfoteca elástica e ponta do bico sensível. A cabeça apresenta tênue faixa superciliar clara e transocular escura. Seu peito apresenta-se estriado que termina abruptamente. O ventre e crisso são brancos. As coberteiras das asas são escuras e apresentam as bordas pardacentas com as terminações claras. As rêmiges são escuras com bordas claras e ultrapassam ligeiramente o limite das retrizes que são escuras. Os tarsos e pés são amarelados.
Quando em voo, visto de cima, apresenta coloração uniforme com uma indistinta e estreita barra alar branca. As rêmiges primárias escurecidas. A região do uropígio e as penas supra-caudais, apresentam os flancos brancos e a porção central de coloração escura. Os dedos dos pés atingem a ponta da cauda.
Os juvenis apresentam a coroa estriada com faixa superciliar esbranquiçada. As penas da porção superior da ave são marrom escuro com as bordas acastanhadas, com a exceção do manto e coberteiras das asas onde as bordas são esbranquiçadas. A porção anterior do pescoço e peito apresentam estriado marrom, ventre e crisso brancos. (Chandler, 2009).

Subespécies

Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).
(Clements checklist, 2014).

Alimentação

Costuma alimentar-se de animalejos de locomoção lenta, que captura usando predominantemente o tato.

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

Vive em pastos alagados.

Distribuição Geográfica

Distribui-se do Novo Mundo à Sibéria. Quando visita o Brasil, pode ser encontrado tanto no interior como no litoral, até o Rio Grande do Sul.

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos